Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Ferdinando Casagrande

Olá, Lucas. Construi minha jornada na escrita com a objetividade do jornalismo, onde atuei por 35 anos. Na ficção, sempre confiei na intuição e na inspiração. Até escrever a minha primeira novela e perceber que, talvez, o conhecimento teórico e estrutural sejam importantes para azeitar o processo. Em abril, apliquei e fui aprovado no mestrado em Escrita Criativa na Universidade de Coimbra. Estou indo para lá no segundo semestre, em busca desse conhecimento.

De forma geral, concordo que devamos escrever sempre, mesmo sem saber onde vai dar. O professor Assis Brasil, da PUCRS (o mais longevo curso de Escrita Criativa do Brasil) defende um planejamento mínimo, em que a gente define o que vem em cada capítulo. E ele também diz que a personagem nunca ganha vida - no que eu, de certa forma, discordo, mas entendo o ponto dele. Às vezes a gente fica esperando que a personagem tome as rédeas e para de escrever porque isso não acontece.

Enfim, gostei muito da tua news. Estou assinado.

Expand full comment
Avatar de Paula Caputo

Oi Lucas... tenho pensado muito sobre escrita e estrutura. Gostei de ver sua obra no fim - estaca absurda por ela. E, saber que mais gente pensa nisso... O bom da estrutura é identificar o que funciona e poder replicar, isso ao meu ver. Hoje, escrevo no fôlego, na ânsia de dividir,no grito de raiva pra não surtar... acho que não dá pra ter constância dependendo de algo que não tenho o menor controle.

Obrigada por dividir.. ascendeu luzes por aqui. 🙏❤️

Expand full comment
10 comentários a mais...

Nenhuma publicação