12 Comentários
Avatar de User
Avatar de Ferdinando Casagrande

Olá, Lucas. Construi minha jornada na escrita com a objetividade do jornalismo, onde atuei por 35 anos. Na ficção, sempre confiei na intuição e na inspiração. Até escrever a minha primeira novela e perceber que, talvez, o conhecimento teórico e estrutural sejam importantes para azeitar o processo. Em abril, apliquei e fui aprovado no mestrado em Escrita Criativa na Universidade de Coimbra. Estou indo para lá no segundo semestre, em busca desse conhecimento.

De forma geral, concordo que devamos escrever sempre, mesmo sem saber onde vai dar. O professor Assis Brasil, da PUCRS (o mais longevo curso de Escrita Criativa do Brasil) defende um planejamento mínimo, em que a gente define o que vem em cada capítulo. E ele também diz que a personagem nunca ganha vida - no que eu, de certa forma, discordo, mas entendo o ponto dele. Às vezes a gente fica esperando que a personagem tome as rédeas e para de escrever porque isso não acontece.

Enfim, gostei muito da tua news. Estou assinado.

Expand full comment
Avatar de Lucas Guerreiro

Olá, Fernando, fico muito feliz por ter uma pessoa com uma trajetória já amadurecida como a sua por aqui. Eu entendo que esses meus surtos de escrita não são lá grande coisa esteticamente, poeticamente e literariamente. Mas eu acredito ou, pelo menos, quero acreditar, que esse é meu início nesse universo riquíssimo do mundo literário. Eu sou um jovem que ainda está passando por um momento de definição, de se tornar alguma coisa, ainda estou atravessando aquele limbo entre a criança cheia de potencial e o adulto com um ofício mais ou menos estabelecido, e acho que ainda vai demorar um pouco pras coisas ficarem mais ou menos claras e estáveis pra mim. Por que estou te dizendo isso? Para deixar claro que minha escrita vai refletir esse tipo de coisa. Muitas vezes é o medo, a insegurança, a falta de confiança, tudo isso, eu acho, impede nosso processo de transformação, de metamorfose. O que eu quero dizer, perdão por ter vomitado essas coisas no seu comentário, é que é um processo e, talvez, eu só esteja no início dele, de forma que documentar isso vai render muito para o meu eu do futuro. Daqui a alguns anos, talvez, eu esteja rindo de tudo isso que estou escrevendo hoje. E é isso. Mais uma vez, perdão por dizer essas coisas no seu comentário, não é nada pessoal, nem me senti ofendido, nem nada, só deu vontade de escrever mesmo.

Penso que ainda há muita lenha para queimar, então, acredito que você vai gostar de ver em primeira mão minha evolução nesse universo. Mais uma vez, quero dizer que fico muito contente com sua inscrição nesse canal. Muito obrigado, até logo.

E, antes que eu me esqueça, parabéns pela sua aprovação no mestrado! Tenho certeza que você vai arrasar na qualificação e na sua defesa. Aproveite o tempo que vai passar lá, suas experiências e tudo o mais. Fique bem.

Expand full comment
Avatar de Ferdinando Casagrande

Olá, Lucas. Não há nada de errado nisso. Quanto mais de dentro vier a escrita, mais autêntica e maior o seu valor. Continue escrevendo e não preocupe tanto com o que os outros vão pensar, conselho de alguém que se preocupou demais com isso e sabe que não nos leva a lugar nenhum, só nos faz perder tempo. Boa sorte na jornada.

Expand full comment
Avatar de Paula Caputo

Oi Lucas... tenho pensado muito sobre escrita e estrutura. Gostei de ver sua obra no fim - estaca absurda por ela. E, saber que mais gente pensa nisso... O bom da estrutura é identificar o que funciona e poder replicar, isso ao meu ver. Hoje, escrevo no fôlego, na ânsia de dividir,no grito de raiva pra não surtar... acho que não dá pra ter constância dependendo de algo que não tenho o menor controle.

Obrigada por dividir.. ascendeu luzes por aqui. 🙏❤️

Expand full comment
Avatar de Lucas Guerreiro

Olá, Paula, feliz por esse texto ter acendido luzes aí em você. E é isso mesmo, saber usar a estrutura, entender seus mecanismos, finalidades e efeitos é a grande sacada. Mas isso é uma coisa que a gente vai aprendendo e, conforme eu destaquei, acho reconfortante saber que existem tais técnicas, pois isso quer dizer que também posso alcançá-las em algum momento. Enquanto esse momento se aproxima, sigo escrevendo. Muitas vezes, como você pontuou, no fôlego, na ânsia de dividir, no grito de raiva.

Grato pela visita, até breve.

Expand full comment
Avatar de Taissa Cordeiro

Aaah! Feliz que Poe também acha que é importante saber como será o fim! 😂 Escrecer não é fácil, mas concordo que o perfeccionismo irá nos travar e que temos que continuar praticando. Também não sei técnica nenhuma hahaha mas vamo que vamo.

Expand full comment
Avatar de Lucas Guerreiro

Vambora continuar escrevendo hahaha!

Expand full comment
Avatar de caroline

Sua colocação de que escrever é como encarar um problema matemático foi surpreendente, sempre imaginei a escrita e a matemática como duas linhas paralelas que nunca se encontram. Amei a maneira que explicou a formulação do seu poema.

Expand full comment
Avatar de Lucas Guerreiro

Sobre a forma como escrevi esse e outros poemas explosivos, bem, foi um jeito que encontrei de expressar a caoticidade interna, mesmo sem dispor de técnicas literárias. Talvez, não possua o mesmo valor literário que outras obras, mas está feito e é o início de algo. Mas, mesmo poemas caóticos, e sem muito nexo, passaram por um processo de escrita. Então essa foi a proposta, explicar mais ou menos como foi o parto dessa criatura kk. Mais uma vez, fico feliz por ter gostado.

Expand full comment
Avatar de Lucas Guerreiro

Fico feliz por ter gostado. Iniciei aqui há pouco tempo, então tudo ainda é novidade para mim (ainda nem editei meu perfil direito kkk). Sobre essa parte do problema matemático, a ideia que Poe passa é que nenhuma decisão que ele tomou ao compor O Corvo foi deliberada ao acaso, por intuição, ou por qualquer outra maneira que não fosse calculada para atingir o propósito que ele havia escolhido, que era de um texto que agradasse tanto ao público e à crítica.

Expand full comment
Avatar de rozaE

realmente impressionante!

Expand full comment
Avatar de Lucas Guerreiro

Muito obrigado! Ainda estou pensando sobre o tema do meu próximo post. Confesso que esse aqui surgiu meio que do nada kkk. Teria algum tema que você gostaria de ler por aqui?

Expand full comment